Presidente       Governo       Regional       Notícias       Contactos       Agenda   

Inauguração do projeto “Arte do Cuidar”



Inauguração do projeto “Arte do Cuidar”
 

O Projecto “Arte do Cuidar” surge como uma iniciativa promovida pela Casa do Povo das Capelas, em conjunto com o Governo Regional dos Açores, que pretende, por um lado, homenagear Cuidadores (Formais e Informais) de pessoas em situação de dependência e, por outro, sensibilizar a comunidade para a importância do "Cuidar".

O projecto inicia-se com a inauguração de uma exposição de fotografias, onde estarão presentes representantes das Entidades envolvidas, no dia 5 de novembro, pelas 18h00m, - dia alusivo ao Cuidador - no hall do Centro de Saúde de Ponta Delgada, sendo esta aberta à comunidade em geral.

A exposição permanecerá até ao fim de novembro neste local e, posteriormente, passará não só por outros locais da ilha de São Miguel acessíveis à comunidade (nomeadamente, outros Centros ou Unidades de Saúde, Universidade dos Açores, Centro Comercial Solmar), mas também por diversas escolas, pois é nossa pretensão proporcionar uma reflexão junto das crianças e jovens em idade escolar, sabendo que estes serão os Cuidadores de amanhã.
As fotografias que fazem parte da exposição foram captadas  por diversos fotógrafos açorianos, e outros residentes na   ilha, que, desde logo, se identificaram com a causa e se    constituíram parceiros voluntários desta iniciativa. Note-se   que as fotos também tiveram um cunho personalizado da   comunidade escolar na criação de títulos para cada  fotografia, através do desenvolvimento de um concurso  promovido pela Rede Regional de Bibliotecas Escolares.

Este projecto conta com a colaboração de diversas  entidades públicas e privadas, nomeadamente: Câmara  Municipal de Ponta Delgada, Junta de Freguesia da Vila das  Capelas, Associação Norte Crescente, Rede Regional de  Bibliotecas Escolares, AFAA (Associação de Fotógrafos  Amadores dos Açores), Centro de Saúde de Ponta Delgada,  Universidade dos Açores, MoodArquitectos, Centro  Comercial Solmar e fotógrafos voluntários, que em muito  contribuíram para que este projecto fosse possível.

 

Capelas, 28 de Outubro de 2019