Presidente       Governo       Regional       Notícias       Contactos       Agenda   

O objetivo deste projeto é o de criar bibliotecas inclusivas, dotando-as de recursos adequados, em formatos acessíveis destinados a alunos com necessidades educativas especiais. Visa, sobretudo, a promoção de uma cultura inclusiva, em que todos os alunos sejam capazes de partilhar leituras e materiais pedagógicos.

A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), no ano letivo 2011-2012, iniciou este projeto, em articulação com a Direção Geral de Serviços de Educação Especial e Apoios Socioeducativos e o PNL, com a designação de «Todos Juntos Podemos Ler!».

No ano letivo 2015-2016, a Rede Regional de Bibliotecas Escolas (RRBE) decidiu implementar o projeto pela primeira vez nos Açores, tendo, para o efeito, sido selecionadas as seguintes unidades orgânicas: EBI de Capelas, EBI Roberto Ivens e EBI da Ribeira Grande. Estas escolas formalizaram a sua candidatura à Fundação PT, que lhes concedeu equipamentos informáticos para serem utilizados nas atividades de promoção de leitura com os alunos portadores de necessidades educativas especiais. Estas três unidades orgânicas contaram, ainda, com o apoio financeiro da INSCO e da Fábrica de Chá Gorreana, o que lhes permitiu terem acesso a materiais necessários à concretização do projeto.

No ano letivo 2016-2017, as escolas que aderiram ao «Todos Juntos Podemos Ler» foram a EBS Tomás de Borba, a EBI de Arrifes e a EBS da Povoação. Contaram com o apoio da Fundação PT, da INSCO e da empresa Expert (Valados).

Os professores que dinamizam este projeto fizeram uma ação de formação acreditada em julho de 2016. No seu dia a dia, partilham materiais e experiências no sítio «Sapo Campus», criado pela RRBE.