Presidente       Governo       Regional       Notícias       Contactos       Agenda   

Ler é Saudável


   Blog do projeto «Ler é Saudável»

 

No dia 27 de setembro de 2016, Sua Excelência o Secretário Regional da Educação e Cultura procedeu ao lançamento do projeto «Ler é saudável», que, como o nome indica, visa articular o desporto com a leitura de histórias. Trata-se de um projeto concebido e planificado pelas três direções regionais que compõem a Secretaria Regional da Educação e Cultura: a Direção Regional da Educação, a Direção Regional da Cultura e a Direção Regional do Desporto. 

Este projeto resultou de um trabalho desenvolvido por pessoas diferentes com formação diversa, bem como do investimento financeiro e de recursos humanos que as três direções regionais conseguiram afetar a uma ação que julgamos meritória e que vai ser posta em prática em todas as ilhas dos Açores. 

«Ler é saudável» é um projeto feito à medida para o 1º ciclo do ensino básico. Partiu-se da seleção de vários elementos desportivos, uns mais habituais e outros mais invulgares, e de uma ficha técnica explicitadora das características de cada elemento. Uma primeira componente inclui 5 elementos desportivos que implicam práticas desportivas também diferentes. 

Numa segunda etapa, as fichas técnicas foram entregues aos escritores açorianos Victor Rui Dores, Ana Isabel Ferreira, Ângela Furtado-Brum, Cristina Quental, Mariana Magalhães e Regina Tristão da Cunha, a quem muito agradecemos por terem de imediato aderido ao nosso convite para integrar este projeto. Cada um dos escritores escolheu um elemento diferente do kit e inspirou-se nele para escrever a história. Os heróis e as personagens, da idade dos meninos e meninas do 1º ciclo, fazem um bom uso da escada, que se torna mágica; dos lenços, que geram jogos imparáveis; de crianças que se surpreendem e entusiasmam com o vórtex; de um menino que atrai os colegas, ensinando-lhes o jogo do râguebi; de dois amigos, que, no ilhéu do Topo, falam das vantagens de saltar à corda, por meio de uma incursão de grande ensinamento ecológico.  

Os escritores são simultaneamente professores de vários graus de ensino, com uma sensibilidade muito particular em relação ao mundo da infância, à linguagem e aos problemas que afetam a saúde das crianças, sobretudo os que se relacionam com os hábitos alimentares e os hábitos de vida.  

As ilustrações foram criadas por Inês Ribeiro. Acompanha o livro um guião de leitura dos contos e um guião de leitura das ilustrações, o qual foi feito com o imprescindível auxílio da Inês Ribeiro, com quem tivemos imenso prazer de trabalhar. 

Estes guiões vão estar disponíveis no Portal da RRBE, de modo a que todos os professores do 1º ciclo e os professores de Educação Física que lecionam no 1º ciclo os possam utilizar.  

Os professores envolvidos irão dando conta à RRBE do modo de execução do projeto mediante registos fotográficos, videográficos, podcasts com leituras e dramatizações, entre outros. A nossa equipa fará também alguns desses registos, os quais serão divulgados. 

Este kit é apenas um princípio e um meio. As experiências e as aprendizagens que ele fomentar irão ter o seu lado visível no recreio, no ginásio, na sala de aula, no jardim. Com entusiasmo e uma alegria contagiante. Assim é sempre o mundo das crianças.