Projeto

«Newton gostava de ler!» nas bibliotecas escolares dos Açores

Este projeto, que tem a patente da Fábrica Centro Ciência Viva da Universidade de Aveiro, articula a ciência com a literatura e destina-se a alunos do 1º ciclo ao ensino secundário que, na biblioteca escolar, assistem a sessões científicas conjugadas com a leitura de obras literárias. O seu caráter inovador revoluciona a ambiência da biblioteca que se transforma num espaço de leitura, dramatização e de experimentação da ciência.

O projeto foi implementado, no ano letivo 2015-2016, na ilha de São Miguel, na Escola Secundária Domingos Rebelo, na EBI de Água de Pau, na EBI de Ponta Garça, na EBS de Vila Franca do Campo e na EBI da Ribeira Grande.

No ano letivo 2016-2017, aderiram ao projeto a Escola Básica Integrada da Maia e a Escola Secundária das Laranjeiras.

O «Newton gostava de ler!» é composto por kits temáticos de várias áreas científicas que se tornam pertença das bibliotecas escolares das referidas unidades orgânicas. A aquisição dos kits, que contempla também sessões formativas sobre a sua aplicação, só foi possível graças ao apoio de vários mecenas da ilha de São Miguel.

Este projeto, de âmbito nacional, teve o seu início em Aveiro em 2010-2011 e, progressivamente, foi sendo adquirido e utilizado nas escolas de vários concelhos, tais como Sintra, Vila do Conde, Amadora, Lagos, Vagos, Ílhavo e Covilhã.