ES Laranjeiras

 

Newton gostava de ler!

Quando o prazer da leitura se une à ciência

A Biblioteca Escolar adquiriu os direitos de três módulos do Projeto “Newton gostava de ler!” à Universidade de Aveiro/ Fábrica de Ciência Viva, com vista a promover situações que desenvolvam o gosto e os hábitos de leitura e estimulem nos alunos o prazer de ler e mobilizar a comunidade escolar para atividades curriculares, interdisciplinares, recreativas, envolvendo a leitura.

Neste 1º período, foi dinamizado o módulo “Enigmatemático”, tendo participado as sete turmas do 7º ano, em sessões calendarizadas individualmente para cada turma. Os professores Jorge Marques, Margarida Andrade, Margarida Viveiros e Teresa Melo ficaram responsáveis pela leitura expressiva de cinco contos da obra Histórias ao telefone, do escritor italiano Gianni Rodari. As leituras prenderam a atenção matemática dos alunos, que se divertiram e escutar e a contar.

Depois de se fazer uma ligação entre a literatura e a ciência, passou-se à parte experimental, que esteve a cargo da docente de Físico-Química, Maria João Oliveira. Foram muitas e variadas as atividades desenvolvidas, que fizeram os alunos refletir e interagir, por forma a encontrarem respostas a soluções aos problemas apresentados.

O interesse foi generalizado e fez os alunos pensar no espaço da biblioteca como um espaço dinâmico, em que o saber não se limita aos livros que ocupam as suas prateleiras.