Projeto

   Ano letivo 2016/2017

A Rede Regional de Bibliotecas Escolares, através da sua equipa coordenativa, intervirá nas escolas EB1/JI, junto dos alunos, dos docentes e das famílias, no sentido de desenvolver o gosto pela leitura e de aumentar a compreensão leitora. A promoção da leitura visa, essencialmente, formar leitores competentes que sejam agentes dinâmicos dos projetos, desempenhando a interação entre o texto e o leitor um papel fundamental.

No ano letivo 2016/2017, a RRBE privilegiará o 2º ano das EB1’s de seis unidades orgânicas: Canto da Maia, Roberto Ivens, Ginetes, Capelas, Água de Pau e Nordeste (840 alunos) da ilha de São Miguel.

O projeto tem como finalidade desenvolver as competências previstas no «Pro-sucesso», no Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico e no Referencial «Aprender com a Biblioteca Escolar».

  Objetivos gerais do projeto

1. Desenvolver os domínios da leitura, da escrita e da oralidade.

2. Interpretar textos orais e escritos, de expressão literária e não literária, de modalidades gradualmente mais complexas.

3. Usar fluentemente a língua, mobilizando recursos verbais e não-verbais.

4. Adquirir os processos que permitem a decodificação do texto escrito, com vista a uma leitura individual fluente.

5. Treinar a capacidade de adequar formas de escrita a diferentes situações de comunicação.

6. Construir sentidos a partir da leitura de livros e outros textos multimodais (áudio, vídeo e multimédia).

7. Relatar experiências de leitura, exprimindo sentimentos e emitindo opiniões.

8. Adquirir, progressivamente, hábitos de leitura.

9. Sensibilizar as famílias para a importância da leitura.

10. Fomentar práticas de avaliação formativa e de autoavaliação das leituras realizadas.

11. Articular a leitura com outras dimensões comunicativas, o trabalho individual com o coletivo e a atividade da aula com a pesquisa.

12. Alargar as formas de circulação social dos trabalhos produzidos pelos alunos (na turma, na escola, nas redes sociais, no Portal da RRBE).

Descrição do projeto

Os docentes que constituem a equipa coordenativa da RRBE irão a trinta e duas escolas do primeiro ciclo da ilha de São Miguel, tendo em vista realizar cinco ações de promoção da leitura, com a duração de 90 minutos. Serão envolvidas quarente e oito turmas do segundo ano.

A equipa coordenativa da RRBE dedicar-se-á à conceção e concretização das diversas sessões que conhecerão as seguintes etapas:

1. Obtenção das obras literárias por meio de pedido e de compra às editoras.

2. Idealização e elaboração de materiais com diferentes graus de complexidade (textos, fichas de trabalho, gravações em áudio, pesquisa de filmes).

3. Dinamização das sessões de leitura por meio de ateliês e oficinas.

4. Captação de imagens em vídeo para realização de pequenos filmes a mostrar aos pais e a toda a comunidade educativa.

O projeto desenvolver-se-á em três vertentes essenciais:

I. Promoção de leitura no espaço da sala de aula

Um professor da equipa coordenativa da RRBE dinamizará cinco sessões de leitura aos alunos do 1º ciclo.

Aos 840 alunos do 1º ciclo será entregue um portefólio para a colocação dos trabalhos realizados no âmbito da promoção da leitura da RRBE, sendo-lhes, igualmente, entregue o passaporte do leitor para preenchimento.

A RRBE, em articulação com a Leya, organizará sessões de autor durante uma semana (de 6 a 10 de fevereiro) em várias escolas.

II. Promoção da leitura junto das famílias

Nas escolas abrangidas pelo projeto no ano letivo de 2016-2017, haverá, no início do ano, reunião com os docentes titulares de turma com vista à explicitação do projeto promocional de leitura da RRBE.

Os materiais a conceber pela RRBE incluirão fichas de trabalho com atividades a realizar em casa.

III. Promoção da leitura junto dos docentes

O professor titular de turma auxiliará o docente da RRBE a preparar a sala onde as ações irão ter lugar, bem como a organizar a mostra de trabalhos a expor na escola.

Ano letivo 2015/2016

A Rede Regional de Bibliotecas Escolares, através da sua equipa coordenativa, intervém nas escolas EB1/JI, junto dos alunos, dos docentes e das famílias, no sentido de desenvolver o gosto pela leitura e de aumentar a compreensão leitora. A promoção da leitura visa, essencialmente, formar leitores competentes que sejam agentes dinâmicos dos projetos, desempenhando a interação entre o texto e o leitor uma condição fundamental.

    No ano letivo 2015-2016, a RRBE privilegiará o 2º ano das EB1’s de cinco unidades orgânicas (666 alunos) assim como nove jardins de infância da ilha de São Miguel (191 alunos).

    O projeto tem como finalidade desenvolver as competências previstas no «Pro-sucesso», no Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico e no Referencial «Aprender com a Biblioteca Escolar».

Objetivos gerais do projeto

  1. Desenvolver os domínios da leitura, da escrita e da oralidade.
  2. Interpretar textos orais e escritos, de expressão literária e não literária, de modalidades gradualmente mais complexas.
  3. Usar fluentemente a língua, mobilizando recursos verbais e não-verbais.
  4. Adquirir os processos que permitem a decodificação do texto escrito, com vista a uma leitura individual fluente.
  5. Treinar a capacidade de adequar formas de escrita a diferentes situações de comunicação.
  6. Construir sentidos a partir da leitura de livros e outros textos multimodais (áudio, vídeo e multimédia).
  7. Relatar experiências de leitura, exprimindo sentimentos e emitindo opiniões.
  8. Adquirir, progressivamente, hábitos de leitura.
  9. Sensibilizar as famílias para a importância da leitura.
  10. Fomentar práticas de avaliação formativa e de auto-avaliação das leituras realizadas.
  11. Articular a leitura com outras dimensões comunicativas, o trabalho individual com o coletivo e a atividade da aula com a pesquisa.
  12. Alargar as formas de circulação social dos trabalhos produzidos pelos alunos (na turma, na escola, nas redes sociais, no Portal da RRBE).

Descrição do projeto

    Os docentes que constituem a equipa coordenativa da RRBE irão a vinte e quatro escolas do primeiro ciclo e oito jardins de infância da ilha de São Miguel, tendo em vista realizar ações de promoção da leitura, com a duração de 60 minutos. Serão envolvidas trinta e sete turmas do segundo ano e nove turmas do ensino pré-escolar.

    Toda a equipa coordenativa da RRBE (quatro docentes) se dedicará à conceção e concretização das diversas sessões que conhecerão as seguintes etapas:

  1. Obtenção das obras literárias por meio de pedido e de compra às editoras.
  2. Idealização e elaboração de materiais com diferentes graus de complexidade (textos, fichas de trabalho, gravações em áudio, pesquisa de filmes).
  3. Dinamização das sessões de leitura por meio de ateliês e oficinas.
  4. Conceção e correção de dispositivos de avaliação diagnóstica e formativa de todas as sessões de leitura.
  5. Captação de imagens em vídeo para realização de pequenos filmes a mostrar aos pais e a toda a comunidade educativa.

O projeto desenvolver-se-á em três vertentes essenciais:

I. Promoção de leitura no espaço da sala de aula

    Um professor da equipa coordenativa da RRBE dinamizará sete sessões de leitura aos alunos do 1º ciclo e três aos alunos do pré-escolar.

    Aos 666 alunos do 1º ciclo será entregue um portfólio para a colocação dos trabalhos realizados no âmbito da promoção da leitura da RRBE, sendo-lhes, igualmente, entregue o passaporte do leitor para preenchimento e carimbagem.

    A RRBE, em articulação com a Porto Editora e a Paleta de Letras, organizará sessões de autor durante uma semana em várias escolas.

II. Promoção da leitura junto das famílias

    Nalgumas escolas, haverá, no início do ano, reuniões de pais com vista à explicitação do projeto promocional de leitura da RRBE.

    Os materiais a conceber pela RRBE incluirão fichas de trabalho com atividades a realizar em casa.

    Os pais e encarregados de educação serão convidados a assistir à última sessão de leitura, onde poderão apreciar as atividades realizadas pelos filhos e/ou educandos.

III. Promoção da leitura junto dos docentes

O professor titular de turma auxiliará o docente da RRBE a preparar a sala onde as ações irão ter lugar, bem como a organizar a mostra de trabalhos a expor na escola.

Os anexos a este projeto são os seguintes:

Anexo I – Número total de jardins de infância envolvidos;

Anexo II – Número total de escolas, turmas e alunos envolvidos (1º ciclo);

Anexo III A– Plano de leituras e autores por Unidade Orgânica no 1.º ciclo;

Anexo III B– Plano de leituras e autores na UO de Capelas no pré­‑escolar;

Anexo IV A – Orçamento do projeto para o pré-escolar;

Anexo IV B – Orçamento do projeto para o 1.º ciclo