Presidente       Governo       Regional       Notícias       Contactos       Agenda   

Assinatura da 2ª carta de aditamento com a Fundação PT



No passado dia 27 de setembro de 2017, procedeu-se a assinatura da segunda carta de aditamento do protocolo celebrado entre a Direção Regional de Educação e a Fundação PT no âmbito do projeto «Todos Juntos Podemos Ler», na EBI de Água de Pau.

O principal objetivo deste projeto é o de criar bibliotecas inclusivas, dotando-as de recursos adequados, em formatos acessíveis destinados a alunos com necessidades educativas especiais. Visa, sobretudo, a promoção de uma cultura inclusiva, em que todos os alunos sejam capazes de partilhar leituras e materiais pedagógicos.

No ano letivo 2015-2016, a Rede Regional de Bibliotecas Escolas (RRBE) decidiu implementar o projeto pela primeira vez nos Açores.

À semelhança do sucedido a nível nacional, também a região contou com a parceria da Fundação PT, através da atribuição de soluções especiais, desenvolvidas pela própria fundação, bem como de outros produtos de apoio essenciais para o acesso às atividades de literacia com os alunos portadores de necessidades educativas especiais (abrangendo os domínios cognitivo, comunicacional, motor e a surdez).

Nesse ano letivo foram selecionadas para o efeito, as seguintes unidades orgânicas:

- EBI de Capelas (abrangendo cerca de 32 alunos NEE)

- EBI Roberto Ivens (20 alunos)

- EBI da Ribeira Grande. (18 alunos)

Em setembro de 2015 foi assinada uma carta de compromisso entre a Fundação PT e a Direção Regional da Educação na Escola Básica Integrada Roberto Ivens.

Estas primeiras três unidades orgânicas contaram, ainda, com o apoio financeiro da INSCO e da Fábrica de Chá Gorreana, que lhes permitiu terem acesso a materiais necessários à concretização do projeto.

No ano letivo 2016-2017, as escolas que aderiram ao «Todos Juntos Podemos Ler- Açores» foram:

- EBS Tomás de Borba, (20 alunos)

- EBI de Arrifes, (21 alunos)

- EBS da Povoação. (9 alunos)

Continuaram a receber o apoio da Fundação PT, da INSCO (na doação de livros às BE das Escolas Básica Integrada da Ribeira Grande, Básica Integrada de Água de Pau e Básica Integrada de Lagoa) e da empresa Expert (com a oferta de uma máquina de filmar e um tripé à EB/JI Cardeal Humberto Medeiros, pertencente à EBI de Arrifes).

Os professores que dinamizam este projeto fizeram uma ação de formação acreditada em julho de 2016.

No seu dia a dia, partilham materiais e experiências no sítio «Sapo Campus» e na página de facebook criada pela RRBE. Contam ainda, assim com o apoio do gabinete coordenativo da RRBE e dos serviços de Psicologia da Direção Regional de Educação, na figura da Dr.ª Sandra Martins.

No ano letivo 2017-2018 e pelo 3.º ano consecutivo, mais 3 novas unidades orgânicas candidataram-se ao apoio da Fundação PT, que constitui um importante contributo para o alargamento dos objetivos deste projeto, a mais alunos da região, a saber:

- EBI de Rabo de Peixe (12 alunos);

- EBI de Água de Pau (25 alunos) e

- EBI da Praia da Vitória, na ilha Terceira (40 alunos).

Após a assinatura do protocolo, a Drª Graça Rebôcho, em representação da PT, entregou os equipamentos aos coordenadores das novas escolas que irão iniciar a implementação do projeto neste ano letivo.

Por fim, alguns alunos da escola dramatizaram uma pequena peça de teatro alusiva ao tema das diferenças entre os alunos. Foram ainda exportos os trabalhos dos alunos de artes da Escola Secundária Antero de Quental que deram origem às ilustração da história "A Magia da Amizade" que deu suporte ao kit inclusivo, cuja reproduçao foi entregue às bibliotecas escolares da região.

Em nome da RRBE, mas também dos docentes e alunos abrangidos por este projeto os nossos sinceros agradecimentos à Fundação PT, representada pela Dr.ª Graça Rebôcho.