Presidente       Governo       Regional       Notícias       Contactos       Agenda   

Formação sobre o Referencial para as Bibliotecas Escolares



O mês de julho, nomeadamente nos dias 6, no Faial e na Terceira, e 7, em São Miguel, marcou o arranque da ação de formação “Aprender com a biblioteca escolar: integração e desenvolvimento das literacias da leitura, dos media e da informação nas aprendizagens”. 

Esta foi mais uma iniciativa formativa organizada pela Rede Regional de Bibliotecas Escolares e destinada a coordenadores de bibliotecas escolares e elementos das suas equipas. Desta vez, a RRBE contou com a colaboração não só da Dra. Isabel Antunes, da Rede de Bibliotecas Escolares, como formadora para a Terceira e São Miguel, mas também da Dra. Catarina Azevedo, responsável pela a formação a acontecer na ilha do Faial. 

Nesta perspetiva, a formação decorreu desde julho, com uma sessão presencial nas três ilhas anfitriãs, até novembro, com cerca de sete sessões online (via moddle), sendo, então, esta a altura em que findarão os trabalhos com uma nova sessão presencial.  

Aprender a explorar e aplicar ideias e atividades do referencial da biblioteca escolar foi, certamente, uma mais-valia, para todos os coordenadores de bibliotecas escolares e alguns elementos das suas equipas. Após este período de aprendizagem sobre as diferentes literacias, todos formandos passaram a ser detentores de conhecimentos mais vastos, os quais permitirão fazer da sua biblioteca um espaço cada vez mais acolhedor, apelativo e, acima de tudo, dinâmico.