Presidente       Governo       Regional       Notícias       Contactos       Agenda   

Recursos Inclusivos para as Bibliotecas Escolares



Com o título “Recursos Inclusivos para as BE” e associada ao projeto de leitura inclusiva “Todos Juntos Podemos Ler-Açores”, iniciou-se a semana de formação referente à oficina que decorrerá ao longo do próximo ano letivo e cujo objetivo primordial é, efetivamente, dotar as equipas das escolas integradas no projeto de meios que lhes permitam elaborar recursos pedagógicos utilizáveis por todos os seus alunos. 

Entre os dias 10 e 13 de julho, EBI de Capelas, EBI da Ribeira Grande, EBI Roberto Ivens, EBI de Arrifes, EBI de Água de Pau, EBS da Povoação, EBS Tomás de Borba, já associadas ao projeto de leitura, e EBI da Praia da Vitória e EBI de Rabo de Peixe, que passarão a integrá-lo no próximo ano letivo, juntaram-se numa formação de cariz essencialmente prático. Inicialmente, Sandra Martins, psicóloga da DRE, e Raquel Félix, assessora da RRBE, procederam a um breve enquadramento teórico de conceitos fundamentais relacionados com o projeto, como biblioteca escolar, biblioteca inclusiva, inclusão ou recursos inclusivos. Além disso, a ação abordou, pela professora Rosa Veiga, assessora da RRBE, a temática da multimédia, fundamental para a elaboração de recursos digitais, nomeadamente de um ebook. Posteriormente, sob a orientação professora Raquel Félix, as equipas das escolas envolvidas no projeto elaboraram um livro sensorial, baseado na história “Vermelhinha, madurinha, redondinha”, do escritor António Mota. 

Neste âmbito, a formação decorrerá desde julho, com esta semana de trabalhos, em São Miguel, até maio de 2018, período durante o qual serão feitas três sessões online (via skype). Deste modo, ao longo do próximo ano letivo, as várias escolas terão oportunidade de desenvolver um projeto onde irão aplicar os conhecimentos adquiridos e criar, assim, mais recursos para a leitura inclusiva das suas Bibliotecas Escolares.