Presidente       Governo       Regional       Notícias       Contactos       Agenda   

Lançamento do "kit" multiformato



No passado dia 29 de março, na Biblioteca Pública e Arquivo Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, cumpriu-se a etapa final de um projeto muito querido à Rede Regional de Bibliotecas Escolares: o lançamento público do “kit” multiformatos associado ao projeto “Todos Juntos Podemos Ler-Açores”. A sessão contou com a presença do sr. Secretário Regional da Educação e Cultura, Professor Doutor Avelino Meneses, da assessora da RRBE, Dra. Raquel Félix, da diretora da biblioteca anfitriã, Dra. Cláudia Cardoso, e do sr. Francisco Ferreira, Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória.

Entre a assistência, composta maioritariamente por alunos do 1º ciclo, encontravam-se, entre outras entidades, o senhor Diretor Regional da Educação, Dr. José Freire, diversos presidentes e coordenadores de bibliotecas escolares. Após os discursos protocolares, procedeu-se à entrega dos “kits” às diferentes Unidades Orgânicas, e respetivas bibliotecas escolares por parte do senhor Secretário Regional da Educação e Cultura,

No âmbito da Rede Regional de Bibliotecas Escolares e implementado em seis Unidades Orgânicas desde o ano letivo transato, o projeto “Todos Juntos Podemos Ler-Açores” tem como principal objetivo proporcionar oportunidades de leitura para todos os alunos através da criação de bibliotecas escolares inclusivas. Estas deverão, deste modo, assegurar reais oportunidades de leitura para todos os alunos assim como se devem assumir como espaço de excelência para o desenvolvimento da literacia da leitura e como garante da igualdade de oportunidades quer em contexto sociocultural, quer em situação de aprendizagem. Consequentemente, no seguimento da monitorização deste projeto, a equipa da RRBE, conjuntamente com a Dra. Sandra Martins, psicóloga da DRE, propôs trabalhar uma história em diferentes formatos, possibilitando, assim, a leitura por parte de todos os alunos, mesmo os com necessidades educativas especiais.

Neste sentido, em parceria com o Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica (NIPCVD), da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, a Direção Regional da Educação desenvolveu um “kit” multiformatos da história “A Magia da Amizade”, composto por uma edição em livro, uma versão braille, uma versão pictográfica (SPC), uma versão áudio, uma versão Audiolivro, uma versão com a dramatização do texto e um ebook, que foi entregue às unidades orgânicas e bibliotecas escolares da ilha Terceira.