Presidente       Governo       Regional       Notícias       Contactos       Agenda   

DramatizaĆ§Ć£o de um conto


Os dois alunos da disciplina de Teatro do 9.º ano da EBI de Vila do Topo prepararam nas suas aulas, com o auxílio da professora de Teatro, os materiais e o texto escolhido para o “workshop” de fantoches.
Este foi realizado no dia 14 de março de 2017, no auditório da Escola Básica e Integrada do Topo, com os alunos do primeiro ciclo e ensino pré-escolar.
Os alunos da disciplina de Teatro representaram o conto «O Cuquedo», de Clara Cunha, utilizando os fantoches elaborados anteriormente e que serviram de demonstração para que os participantes construíssem os seus próprios «bonecos».
Foram explicadas, aos alunos, as técnicas de construção dos fantoches, com cartão, dando lugar a exercícios de interação de grupo. Deste modo, foram desenvolvidas as capacidades de aproveitamento do material disponível (cartão, imagens, paus, etc.).
Após a construção dos fantoches, os alunos pintaram e decoraram a sua personagem do conto, estes mesmos alunos fizeram a leitura dramatizada de «O Cuquedo», utilizando os seus fantoches para a representação. Assim, desenvolveu-se a técnica teatral individual e em grupo de um conto com a utilização de fantoches.
Destaque para a turma do Pré-escolar que, já tendo trabalhado esta história em sala de aula, sabia o texto de cor.
Os alunos participaram na atividade de forma entusiasta. Gostaram muito de ver a dramatização, manusear e pintar os fantoches e, especialmente, participar na dramatização do conto «O Cuquedo».

 

A coordenadora da BE

Elisabete Pereira

 


  • 27-03-2017